Soledo -  Presuntos de Porco Preto Alentejano de Bolota em Mertola

A Soledo localiza-se em Mértola, vila alentejana, porta de saída para o mediterrâneo, faz artesanalmente presuntos e enchidos de porco preto de bolota. 

 

A Soledo faz, artesanalmente,  presuntos,  paios do lombo, presas e enchidos de porco preto de bolota utilizando processos e métodos seculares. Com a introdução recente de sofisticados meios tecnológicos capazes de aprofundar e melhorar significativamente os métodos de cura atinge níveis elevados de perfeição e qualidade.

 

A Soledo foi fundada, em Mértola, pelo Sr. António Tomé produtor de porcos alentejanos desde meados do século passado, tendo acumulado ao longo de décadas uma sabedoria de experiência feita sobre a produção de animais de qualidade e métodos de salga e maturação.

 

Os porcos são criados nos montados da planície alentejana em regime de liberdade, tendo sido apuradas ao longo de décadas, as raças mais capazes de produzir presuntos de grande valor.

 

Hoje a Soledo é uma ideia e uma paixão de um pequeno numero de accionistas, produtores de porco preto alentejano a bolota que dedicam todas as suas forças e saber à feitura de presuntos de excepção. É dirigida por uma equipa jovem. A responsável por todo o processo produtivo é a Engª Olga Fialho.  Alfredo Rodrigues licenciado em gestão de empresas é o responsável pelo desenvolvimento dos processos e métodos de maturação e ainda por toda a investigação que a Soledo faz de forma continuada.